Menu fechado

Advento

Tempo de preparação para o Natal

Advento é uma palavra latina que significa aproximar-se, vir chegando aos poucos. Durante as quatro semanas do Advento, a gente se prepara para o Natal. No Advento, ouvimos as vozes sempre atuais dos profetas bíblicos, anunciando a vinda do Messias. Também ouvimos a voz de João Batista e do próprio Jesus, anunciando a proximidade do Reino de Deus.

Tempo do Advento é próprio do Ocidente. Foi instituído para que os fiéis se preparassem para a celebração do Natal, mas em pouco tempo adquiriu também um significado escatológico: de fato, recorda a dupla vinda do Senhor, isto é, a vinda entre os homens e a vinda no final dos tempos.

O Advento é tempo de alegre expectativa. O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.

Origem do Advento

Há relatos de que o Advento começou a ser vivido entre os séculos IV e VII, em vários lugares do mundo, como preparação para a festa do Natal. No final do século IV, na Gália (atual França) e na Espanha, tinha caráter ascético, com jejum, abstinência e duração de 6 semanas como na Quaresma (quaresma de S. Martinho). Este caráter ascético para a preparação do Natal se devia à preparação dos catecúmenos para o batismo na festa da Epifania.

Somente no final do século VII, em Roma, é acrescentado o aspecto escatológico do Advento, recordando a segunda vinda do Senhor. Só após a reforma litúrgica é que o Advento passou a ser celebrado nos seus dois aspectos: a vinda definitiva do Senhor e a preparação para o Natal, mantendo a tradição das 4 semanas.

Fonte: A12

A COROA DO ADVENTO E O SEU SIGNIFICADO

O símbolo da chegada do Menino Jesus é a Coroa do Advento: feita com ramos verdes, enfeitada com fitas coloridas e 4 velas que vão sendo acesas uma a cada domingo.

A coroa nos convida a uma atitude crescente de vigilância e de abertura ao Senhor que vem e marcam o ritmo de espera desse tempo: “É preciso estar sempre acordados e com lâmpadas acesas”.

Significado da forma circular: O círculo não tem princípio nem fim. É o sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e sem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve acabar.

Significado das folhas verdes: Verde é a cor da vida e da esperança. Deus quer que esperemos sua graça, o perdão dos pecados e a glória eterna no final de nossas vidas. O mais importante em nossas vidas deve ser chegar a uma união mais estreita com Deus, nosso Pai.

Significado das quatro velas: Nos fazem pensar na escuridão provocada pelo pecado que cega o homem e o afasta de Deus. Depois da primeira queda do homem, Deus foi dando pouco a pouco uma esperança de salvação que iluminou todo o universo como as velas da coroa. Assim como as trevas se dissipam com as velas que acendemos, os séculos se iluminam com a proximidade da chegada de Cristo ao nosso mundo. São quatro velas que se colocam na coroa, uma a uma durante os quatro domingos do advento.

Significado das fitas vermelhas: Pequenas e discretas, representam nosso amor a Deus e o amor de Deus que nos envolve.

Fonte: A12

Celebrações do Santuário