História

A região localizada na Serra da Estrela, onde hoje é a cidade de Petrópolis, vivenciou um significativo povoamento no final da primeira metade do século XVIII, com a abertura de um caminho por onde, mais fácil e rapidamente, se poderia ir do Rio de Janeiro até as Minas Gerais.
Muitas fazendas foram surgindo na beira desses caminhos. E nessas fazendas, os proprietários também se preocupavam em erigir capelas, oratórios semipúblicos. O português Manoel Antunes Goulão foi o pioneiro nessa iniciativa. Em outubro de 1749, solicitou ao bispo beneditino, Dom Antônio do Desterro, a autorização para que sua fazenda pudesse contar com uma capela.
Com a devida autorização a primeira capela da região foi construída e inaugurada em 1751, quando possivelmente ali chegou uma imagem portuguesa do orago: Nossa Senhora do Amor de Deus.
A imagem, “talhada em um só bloco de pesadíssima madeira, era realmente um precioso exemplar de estatuária religiosa artística, de uma perfeição de detalhes inimitável”. Um tesouro precioso de nossa amada diocese.
Em 1782, os herdeiros de Manoel Antunes Goulão transferiram a sede e a capela de sua fazenda para outro local. Ali passou a ser venerada a imagem de Nossa Senhora do Amor de Deus, a essa época já sendo chamada pela doce invocação de Nossa Senhora do Amor Divino. Essa edificação, casa e capela, até os dias de hoje se encontra de pé e sedia um colégio católico, sob a direção das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Esse colégio leva o nome de um dos insignes devotos de Nossa Senhora do Amor Divino e proprietário da fazenda, por ser herdeiro dos fundadores: Padre Corrêa.

Fazenda do Padre Corrêa - Corrêas - Petrópolis - Rio de Janeiro
Nova Capela para abrigar a Imagem de Nossa Senhora do Amor Divino.

Em 17 de agosto de 1930, sob a orientação Irmandade do Espírito Santo e de Nossa Senhora do Amor Divino e com o auxílio dos moradores da região, teve início a construção de uma nova capela, para abrigar a imagem de Nossa Senhora do Amor Divino. Inaugurada em 28 de agosto de 1932. Foi aproveitado o altar que pertencia à antiga capelinha, admirável exemplar de obra de entalha.
A capela de Nossa Senhora do Amor Divino sediou a nova paróquia da Diocese, erguida em 1960, e recebeu o título de Santuário Diocesano em 2011. É importante ressaltar que a veneranda imagem, desde julho de 1970, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, classificada como um bem móvel/bela arte.
Muitas súplicas confiantes de milhares e milhares de peregrinos por aqui se desfiaram qual intérmino rosário a ciciar junto de Nossa Senhora que tem nas mãos o amor de Deus. Gerações anônimas que, sucedendo-se, cresceram sob seu padroado e benção.
Muitos vultos importantíssimos na história do Brasil que se detiveram em oração aos pés de Nossa Senhora do Amor de Deus: o alferes Tiradentes e o primeiro Imperador do Brasil, D. Pedro I. Esse último levou sua filha enferma, Princesa do Brasil, aos pés de Nossa Senhora do Amor Divino, para obter a cura da mesma pela intercessão da Rainha do Céu.
Em 2021, a veneranda imagem foi restaurada pelo artista Carlos Magno de Araújo, da cidade de São João del Rey.
E no dia 14 de novembro de 2021 a imagem recebeu a Coroação Pontifícia, sendo reconhecida a Devoção pelo Santo Padre, o Papa Francisco.

Capela - Nossa Senhora do Amor Divino
Celebração Eucarística - Elevação de Paróquia à Santuário - 03/12/2011 - Dom Filippo Santoro (Bispo Diocesano).
Na ocasião da inauguração do primeiro Santuário Mariano da Diocese de Petrópolis, presisida por vossa Excelência Reverendíssimo Dom Filippo Santoro - 03/12/2011.
Coroação Pontíficia da Imagem de Nossa Senhora do Amor Divino em celebração presidida pelo Reveredíssimo Bispo Diocesano D. Gregório Paixão, OSB, delegado de sua Santidade o Papa Francisco no dia 14 de Novembro de 2021.