9 anos de posse de Dom Gregório Paixão

Ao completar nove anos à frente da Diocese de Petrópolis, no dia 16 de dezembro, Dom Gregório Paixão, OSB, celebrou a data com uma missa em ação de graças, no Santuário Nossa Senhora do Amor Divino. “Peço única e exclusivamente a Deus todos os dias, que tenha misericórdia de mim e que me faça enxergar a cada instante a minha própria limitação para que, assim, eu reconheça a glória Daquele que me enviou para ser simplesmente um servo, quero ser apenas um servidor” afirmou o bispo em sua homilia, frisando que é plenamente feliz.

O Vigário-Geral da Diocese, Monsenhor José Maria Pereira, que no início da celebração agradeceu a Deus pela presença de Dom Gregório na Diocese. “É com o coração repleto de alegria que a nossa Diocese novamente agradece a Deus por mais um ano de pastoreio de Dom Gregório junto ao seu povo. Novamente agradecemos a Deus pela sua infinita bondade em nos conceder o grande pastor que alimenta as ovelhas e as confirma na fé”, frisou o Vigário-geral.

Monsenhor José Maria disse que o agradecimento a Deus é por ter escolhido e chamado Dom Gregório para estar à frente de nossa Diocese para apascentar e conduzir no caminho da salvação. “Aos pés da Santíssima Virgem, Nossa Senhora do Amor Divino recém coroada nos 75 anos de criação da Diocese, a ela confiamos a sua vida e o seu ministério episcopal e pedir que o seu coração esteja sempre firme e decidido diante do Senhor, nosso Deus. Para que, a cada dia, o senhor seja para nós imagem do Cristo bom pastor” afirmou o Vigário-Geral.

A missa foi concelebrada pelo reitor do Santuário, Padre Rodrigo Alberti, pelo reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, Padre Luiz Henrique Veridiano, pelo vice-reitor do Seminário, Padre José Carlos da Cruz Luna, pelo Padre Luís Garcia Mello, pároco de Nossa Senhora do Rosário, e o Padre Denis de Souza Bispo, pároco de Santo Antônio e Santo Agostinho. Estavam presentes na missa seminaristas, religiosos e membros de Comunidades de Vida.

Dom Gregório Paixão, OSB, foi nomeado no dia 10 de outubro de 2012 pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, bispo da Diocese de Petrópolis e no dia 16 de dezembro de 2012 tomou posse com missa solene na Catedral São Pedro de Alcântara. Ao longo destes nove anos, Dom Gregório Paixão tem sido uma presença marcante como pastor e amigo em todas as paróquias e comunidades da Diocese de Petrópolis.

Uma de suas características é procurar estar no meio do povo e por isso, além de celebrar nas Igreja Matriz, sempre que convidado celebra em comunidades, fazendo-se próximo do povo de Deus. Além de exercer seu pastoreio, Dom Gregório tem um olhar para a cultura e a história da Diocese e por isso, no ano seguinte a sua chegada na Diocese trabalhou no projeto de restauração da Catedral de Petrópolis, escrevendo um livro contando a sua história.

Fonte: Diocese de Petrópolis